quinta-feira, 7 de maio de 2009

O Belo de Caeiro


Só os insensíveis não julgam pelas aparências.
-Oscar Wilde
Quantos nunca me entenderam por
preferir a aparência a
funcionalidade das coisas?
quantos me acharam ignóbil por
dizer que preferiria uma
mulher burra e bonita que
uma feia e inteligente?
Cegos para a verdade do mundo
aqueles que me condenaram por
ser um esteta.

Porque personalidade pensamentos e
sentimentos não passam de
especulação.
Prefiro a pele das coisas porque
a verdade está no que eu vejo.
O que existe concretamente é
o corpo e a superfície das coisas.
E é isso que me atinge e
é isso que eu exalto.
O resto é pura metafísica.

Os animais e as plantas são
superiores a nós porque
os animais e as plantas
não sabem do que não vêem.
Os animais e as plantas não
vêem uma personalidade ou
um sentimento ou
um pensamento.
Por isso eles são puros e bons.

O homem quase nunca é puro e bom.
Porque o homem insiste hipocritamente em
dar mais valor a
personalidade ou
a um sentimento ou
a um pensamento.

O homem só é puro e bom
como quando admira as estrelas e
as flores por sua beleza.
Mas ele esquece que as
estrelas e as flores são
apenas estrelas e flores.
As estrelas e as flores não tem
personalidade ou sentimentos ou
pensamentos.
As estrelas e as flores não
servem pra nada.
Mas as estrelas e as flores são
muito caras e muito
admiradas pelos homens só
pelo seu exterior.
Só por serem belas e
só por isso e nada mais.

Os homens deveriam ter
assim com tudo.
Porque isso sim é divino
porque isso é a essência última
do existir:
louvar o que é por fora porque
o que há por dentro não há.

Nenhum comentário: